O Cristianismo e o $uce$$o: Um resumo do Troféu Heresias 2016

Pela primeira vez escrevo para o blog do Boteco Teológico. Entrei no grupo antes de tornar-me administrador da página. Conheci pessoas legais e que possuem a mesma visão que eu à respeito do cristianismo, e de como numa sociedade vivente como a nossa enxerga os diversos movimentos ditos evangélicos do mundo atual.

desenho-cristo-da-bblia-e-da-cruz-22293081

Hoje eu escrevo sobre o sucesso e o cristianismo inspirado, sobre modo, pelo Troféu Hereges do Ano. A pergunta a que me faço é: porque os ditos evangélicos tem que serem melhores que os outros seres humanos da terra? Muitos desses acreditam que por terem escolhido “serem amigos de Deus” e por “Deus ser do tamanho de sua fé” creem que se tornaram especiais porque Deus os elegeu e os chamou. Isso tudo é tão contraditório como um ovo gerar uma árvore. Não entrarei nos pormenores de tamanhas heresias, pois o assunto é o Sucesso e o Cristianismo.

 

Na atualidade quando se fala a palavra evangélico, esta é automaticamente ligada aos Tele-Pastores.   A maioria desses somente pregam o que se chama de Teologia da Prosperidade. Fazendo do seu discurso uma apologia de que o verdadeiro evangélico não pode ter crises financeiras, doenças, de que o que se determinar na Terra Deus tem obrigação de cumprir. O evangelho é então esvaziado, e colocado em seu lugar, chavões neo-linguísticos em que a auto-ajuda e a prosperidade tem vez.

No Troféu Hereges do Ano a categoria que mais me chamou a atenção foi a de Igreja mais Herética. Essa categoria me arrebatou aos olhos ao me deparar com o nome da Lagoinha. A Igreja da Lagoinha foi um dos berços do movimento Avivalista da Renovação Espiritual. Nos idos dos finais dos anos 50 e início dos 60 do século passado a Lagoinha surge no cenário nacional como uma das igrejas que surpreenderia nos anos vindouros. Da Lagoinha partiu incontáveis heresias: dente de ouro, cair no espirito, glossolalia, entre outros. Nas décadas seguintes foi a vez da Teologia da Prosperidade, Maldição Hereditária, G12 e muitos outros. Ou seja, a Lagoinha foi o local de nascimento das mais heréticas doutrinas dos últimos 60 anos! Pena que não ganhou o prêmio; pois nessa mesma categoria estava presente a neta dessa Batista herética: a Plenitude.

Não posso dissertar afundo sobre a Plenitude. Vejo suas incontáveis heresias na televisão. Sei que seu líder (intitulado “Apóstolo” por não sei quem. Porque sei que não foi por Jesus) vestido de manto de saco não anda descalço como era o costume de quem se vestia assim. Porém calça confortabilíssimos tênis Nike super modernos e deveras confortáveis. Só posso conjeturar poucas palavras. Mas o vídeo dele amaldiçoando outro em nome de Jesus, fez-me ver que esse não possui uma das características do Espírito Santo mostrada em Gálatas 5, 22 e 23

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

O apóstolo dessa igreja, Agenor duque, ganhou o Troféu Heresias desse ano e vemos bem o porque.

Para não delongar mais no texto digo aos leitores desse espaço: Fujam de heresias. Procurem ler mais a Bíblia e sobre modo a história da Igreja. Uma vez que a nossa religião não chegou pronta e acabada para nós.

Autor: Jonathas Amorim – Professor de História e Historiador.

wp-1482499689222.jpeg

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s